11101256_802037249844178_28857990942548505_nRui Unas vive na Margem Sul desde 1974 e correm rumores de que nunca foi sequer a Lisboa. (Diz-se que sente vertigens ao aproximar-se da ponte e que só de charola aceita pôr os pés num cacilheiro.) Em certas noites de nevoeiro há relatos de avistamentos do nosso herói no braço esquerdo do Cristo Rei – de costas para Lisboa. Pela Margem Sul cresceu, levando uma vida pautada pelo vício e pela transgressão gratuita, tendo conquistado o pleno domínio da sua praceta enquanto criança. É dali que ainda hoje controla o tráfico de ursinhos de goma em toda a Margem Sul e comanda o movimento independentista sectário autodenominado «A Margem Sul é até Cabo Verde». Há cerca de vinte anos, conquistou o mundo aos microfones da Rádio Seixal, travestindo-se desde então de radialista, apresentador de televisão, fake MC, autor de autobiografias imaginárias, actor e profissionalíssimo professor de kizomba. Don Juan nas horas vagas (e nas outras horas todas), são épicas as histórias das suas conquistas, de Alcochete à Caparica, tendo as suas bravatas inspirado argumentos cinematográficos de uma produtora de renome, sediada numa cave do Barreiro. Marcou gerações, sobretudo a que o viu de maillot de luta greco-romana, e nem com uma vida inteira de psicoterapia conseguirão os margem-sulenses esquecer a primeira vez que dançou o malhão africano em público.

Rui Unas é actor, apresentador, podcaster, youtuber, fake MC, produtor de Kizomba manhosa e bailarino sexy. “Maluco Beleza” é o seu mais recente projecto. 

O seu curriculo profissional no audiovisual começou em 1996 com o programa “Alta Voltagem” emitido na RTP1. Isto se não contarmos as filmagens caseiras feitas no  seu quarto quando era adolescente sem consentimento de todos os envolvidos… Seguiram-se outros programas da sua autoria: “Sub 26”, “Curto Circuito”, “Cabaret da Coxa”, “Última Ceia”, “Anti Social”. Paralelamente, iniciou uma carreira como actor no cinema, teatro, séries e novelas com particular destaque para a série “Uma Aventura no Carnaval” que é transmitida todos os Carnavais na Sic para desespero das criancinhas e do próprio Rui Unas.

Mas é na dança que se destaca. Criador da “Dança Sexy”, é solicitado inúmeras vezes para demonstrações públicas. No entanto, Unas é consciente e responsável e apenas o faz após um aviso prévio: O seu visionamento ao vivo pode provocar ovulação e, nalguns casos, gravidez em mulheres férteis (e homens).

Actualmente, a Internet é para onde canaliza a sua maior atenção. Na óptica do utilizador, quando a sua mulher está entretida a ver a novela e pode ver os vídeos do SpankWire.com à vontade com os phones colocados. Como produtor, o seu canal de youtube e projecto Maluco Beleza.